Mario Cucinella Architects acaba de ganhar um concurso fechado para projetar duas torres multifuncionais em Viena. Situado no 2º distrito da capital austríaca, onde o empreendimento urbano dinâmico “Viertel Zwei” está em obras há algum tempo, o projeto consiste em dois arranha-céus, ambos de diferentes linguagens arquitetônicas e feitos para diferentes propósitos, que conformarão um complexo urbano.
As duas torres, com vista para o icônico Parque Prater, no coração de Viena, têm 120 m e 90 m de altura respectivamente, e incluem programas para morar e trabalhar. Uma marquise ajardinada serve como passagem coberta entre os dois edifícios. Posicionado exatamente ao longo do principal eixo urbano do novo bairro, o projeto funciona como uma porta de entrada para o “Viertel Zwei”, com todos os principais acessos do bairro voltados para esse eixo. A cobertura oferece proteção contra correntes de vento que costumam atingir as áreas em torno de estruturas altas. A cobertura específica desta passarela foi derivada de uma extensa pesquisa com a ajuda de consultores especializados em elementos como vento e condição do solo, incluindo a decisão de conter grandes aberturas circulares cujas bordas protegem os espaços abaixo, permitindo que sejam usados durante todo o ano.
A Grünblick, com 120 m de altura, foi concebida como uma extensão ascendente da paisagem circundante, que inclui o Parque Prater. A torre estabelece uma relação de continuidade física e visual entre a paisagem e a estrutura vertical. A linguagem arquitetônica do edifício é construída no mesmo ritmo, infundida com terraços, vegetação e espaços de estar logo acima do parque. As lajes planas assemelham-se a lâminas que se dobram umas sobre as outras, permitindo a entrada de luz natural nas residências e áreas comuns e protegendo-as da radiação solar excessiva.
Por outro lado, a Torre Weitblick, composta principalmente por espaços de escritórios, foi projetada para se destacar do ambiente circundante. Esta torre de forma elíptica foi desenhada para minimizar a turbulência do ar, seguindo a direção dos ventos predominantes. A estrutura possui uma fachada de pele dupla, garantindo que o fechamento externo do edifício seja devidamente vedado. O caráter da torre é resultado direto das aletas verticais de sombreamento. Esta torre foi projetada para obter a certificação ÖGNI/DGNB Platinum, enquanto a Grünblick visa obter a certificação Gold.
O novo distrito, juntamente com essas duas adições ao horizonte de Viena, amplia o espaço urbano como um todo. Elas permitem que os moradores caminhem por essas torres verticais de forma familiar e acolhedora. Além disso, criam vistas sugestivas da cidade e do notável Parque Prater. Em 2021, Mario Cucinella Architects projetou um novo empreendimento universitário no coração de Roma, que inclui um auditório de vidro, uma nova praça pública e um jardim suspenso. Durante a Milan Design Week 2022, no DAAily Bar Live Talks, o ArchDaily teve o prazer de conversar com Mario Cucinella sobre seus trabalhos e projetos recentes.